segunda-feira, 29 de novembro de 2010

VI RECITAL MUNICIPAL DE POESIAS – HOMENAGEM A LINDOLF BELL

Na última quarta-feira dia 24/11 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nas dependências do Centro Cultural Batistense o VI Recital Municipal de Poesias. A exemplo dos anos de 2008 e 2009 quando foram homenageados escritores batistenses e o autor Franklin Cascaes respectivamente, neste ano o evento lembrou da importância poética do artista Lindolf Bell.
Lindolf Bell nasceu em Timbó, município de Santa Catarina, em 2 de novembro de 1938. Formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, seu gosto pela poesia veio dos pais, Theodoro e Amália Bell, uma fonte improvável, uma vez que ambos eram lavradores. Essa influência foi definitiva na carreira de Bell, encontrando-se enraizada na vida e nas obras do poeta. Lindolf foi líder do Movimento Catequese Poética, uma iniciativa que levava a poesia às ruas por meio de recitais, permitindo que milhares de pessoas conhecessem essa forma de arte. Esse trabalho deu à Bell um grande reconhecimento, no Brasil e também no estrangeiro. Lindolf Bell é atualmente o maior, o mais constante e importante nome da poesia catarinense.
Durante todo o evento alunos das 1ª às 8ª séries das Escolas da Rede Municipal de Ensino mostraram sob o olhar poético o catarinense Lindolf Bell e temas diversos de seu cotidiano escolar. Para esta noite foram selecionados os primeiros colocados dos recitais realizados em cada unidade escolar. Por esse motivo, o evento não teve como objetivo julgar as apresentações, mas premiar todos os participantes e apresentar a comunidade em geral as produções poéticas dos alunos.
O VI RECITAL MUNICIPAL DE POESIAS premiou também o aluno Jeison Paulo Celestino da Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes que é o autor do desenho escolhido para a capa do livro em que foi publicado todas poesias. A noite contou ainda com belíssimas apresentações da Escola Batistense de Dança sob a responsabilidade da professora Karla Peixoto.
O espaço do evento estava decorado com a grandiosa EXPOSIÇÃO DA CATEQUESE POÉTICA DE LINDOLF BELL, esta exposição é composta de cartazes e artigos de jornais sobre o Movimento da Catequese Poética, iniciado pelo autor em 1964. Os painéis que compõe a exposição falam da ideologia, das dificuldades e também conquistas do Movimento. Traduzem a emoção dos participantes e a recepção que houve em três décadas de poesia indo ao encontro do povo.
A Diretora de Cultura Esther Cristina Rodrigues ressaltou a beleza das poesias parabenizando todos os estudantes que participaram desta festa literária, agradeceu a colaboração de todos os profissionais envolvidos no evento e agradeceu especialmente a parceria feita com a Casa do Poeta Lindolf Bell da cidade de Timbó que proporcionou aos munícipes batistenses a apreciação e conhecimento da exposição sobre a vida e obra deste grande artista catarinense.










Nenhum comentário:

Postar um comentário