quarta-feira, 31 de março de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Uma iniciativa do Ministério de Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), iniciou na manhã de ontem, dia 29 de março de 2010, a Formação dos Professores da Rede Municipal para iniciarem seus trabalhos com os alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa.
Durante a tarde, aconteceu ainda no município de São José a abertura oficial da Olimpíada no Estado de Santa Catarina, na qual representando a Secretaria de Educação, a Stra. Graziela Alves, Diretora Geral de Educação esteve presente.
Com o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, a Olimpíada este ano tem como tema "O lugar onde vivo", valorizando a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem e ao desenvolver os textos, resgatando histórias, aprofundando o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Cronograma da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro:

1. Etapa Escolar – 02/03/2010 até 16/08/2010
As escolas recebem o material da Olimpíada, os professores realizam com os alunos atividades para elaboração dos textos. A escola organiza uma comissão julgadora e envia à Comissão Julgadora Municipal os textos escolhidos. Concorrerá um texto de cada categoria por escola.

2. Etapa Municipal – 17/08/2010 até 03/09/2010
As Secretarias Municipais recebem os textos enviados pelas escolas, organizam as Comissões Julgadoras Municipais e selecionam até 15 textos por categoria.

3. Etapa Estadual – 20/09/2010 até 22/10/2010
Os textos selecionados pelas Secretarias Municipais de Educação são enviados para a Coordenação da Olimpíada, que os encaminha para as Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal. No total, são selecionados até 500 textos semifinalistas.

4. Etapa Regional – 01/11/2010 a 19/11/2010
Os 500 alunos semifinalistas e seus respectivos professores viajam para uma capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Nessa etapa, participam de atividades culturais e de formação. Na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos e acontece a Comissão Julgadora Regional. Ao final do encontro, são selecionados até 152 finalistas.

5. Etapa Nacional – 29/11/ 2010
Acontece um encontro nacional em Brasília para anunciar os 20 vencedores
nacionais (cinco de cada categoria).

"A educação é algo que exige mobilização não só do Estado como também das escolas e das famílias. E essa mobilização da escola na olimpíada pode render frutos a curto prazo”


Nenhum comentário:

Postar um comentário