segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plano de Ações Articuladas - PAR 2011

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já deu início no preenchimento das informações solicitadas pelo PAR - Plano de Ações Articuladas.

O PAR é o planejamento plurianual da política de educação de estados e municípios, tendo em vista o objetivo de buscar a melhoria na qualidade do ensino em todas as escolas, atendendo às expectativas de aprendizagem de cada série. Por isso deve ser elaborado com responsabilidade e ser realizado de acordo com a realidade municipal, de forma franca e consciente.

No mês de abril deste ano, o Ministério da Educação disponibilizou aos municípios o novo instrumento diagnóstico do PAR (etapa 2011 a 2014), que possui quinze questões pontuais e oitenta e dois indiciadores.

Os município foram orientados nesse primeiro momento a preencher os seguintes itens:
- Dados da Unidade
- Questões pontuais
- Indicadores qualitativos.

Todos as orientações necessárias à aplicação do instrumento diagnóstico estão contidas nas Orientações Gerais para Elaboração do Plano de Ações Articuladas dos Município - PAR 2011-2014, documento encaminhado aos entes federados com cadastro ativo no Módulo PAR 2010 do Simec e disponibilizado no portal do Ministério da Edicação.
O diagnóstico é muito importante para que se compreenda o contexto educacional local. A equipe técnica do PAR já está analisando alguns diagnósticos elaborados pelos municípios com vistas a identificar as dificuldades que os municípios estão encontrando autônoma do Plano de Ações Articuladas. Nesse sentido, consolidou-se o presente documento como mais um instrumento de apoio técnico aos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário