quarta-feira, 28 de abril de 2010

DIA DA EDUCAÇÃO


Que lindo e simples resumo da tarefa da educação!
Plantar jardins, construir cidades-jardins,
mudar o mundo, torná-lo belo e manso.
Aprender construindo. Aprender fazendo.
Para que as crianças possam brincar.
Para que os adultos possam voltar a ser crianças.
E espalhar sonhos, porque jardins,
cidades e povos se fazem com sonhos.”

(Rubens Alves)
...
28 de Abril - Dia da Educação

segunda-feira, 26 de abril de 2010

EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


A Secretaria Municipal de Educação visando atender aqueles(as) que não concluíram seus estudos, mas que tem interesse em voltar a estudar, vem através deste, informar que estamos preenchendo fichas de manifestação de interesse de vaga para o EJA – Educação de Jovens e Adultos.
As inscrições estão sendo feitas na Secretaria Municipal de Educação e/ou pelos agentes comunitários do PSF até o dia 30 de maio de 2010.

Mais informações na Secretaria de Educação ou pelos telefones:
(48) 3265-3711 / 3265-1337
Em breve, mais notícias.

Obs.: A Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal se “isentam” do compromisso de abrir as turmas do EJA, caso a demanda de alunos interessados seja insuficiente.

O NÓ DO AMOR

Numa reunião de pais numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que se fizessem presentes o máximo de tempo possível... Considerava que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempo para se dedicar e entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpreendida quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo... Quando voltava do trabalho já era muito tarde e o garoto já não estava acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato faz-nos refletir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso. Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas "ouçam" a Linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro. As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas SABEM registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó num lençol...


Uma Boa semana a todos!
Secretaria de Educação e Cultura

sexta-feira, 23 de abril de 2010

COMUNICADO - JOGO DO SABER

Devido ao empate que ocorreu no jogo de terça-feira dia 20/04, e como na proxima quinta-feira dia 22/04, não haverá jogo devido a um compromisso do Hercolis, segue abaixo a tabela atualizada do Jogo do Saber.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

DIA DA MERENDEIRA


Dia 03 de abril comemoramos o dia da merendeira. Em homenagem a esta data, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João Batista promoveu um jantar na ultima quarta-feira, dia 14/04, na Pizzaria Albertos, em Itapema.
O mesmo contou com a presença de 77 pessoas, entre elas, além das merendeiras, as diretoras das escolas e creches, as nutricionistas, a assessora e orientadora pedagógica e a Secretária de Educação e Cultura, Senhora Maria Elizabeth Zunino Booz.
O jantar foi patrocinado pelas Associações de Pais e Professores (APPs) das escolas e creches municipais, em reconhecimento e agradecimento ao belíssimo trabalho que nossas merendeiras desenvolvem no dia a dia com todas as nossas crianças da rede pública municipal.

Merendeiras, parabéns pelo seu dia!












segunda-feira, 12 de abril de 2010

quinta-feira, 8 de abril de 2010

JOGO DO SABER - 2010


Com parcerias entre a Rádio Clube e a Secretaria Municipal de Educação através do Departamento Cultural que coordena e organiza todo evento, está previsto para o dia 13 de abril o início do Jogo do Saber 2010 na rádio clube. Com a participação de 10 escolas do Município: sete escolas municipais e três escolas estaduais, durante os meses de abril, maio e junho, duas vezes por semana, duas escolas se confrontarão. Dois alunos de cada unidade escolar disputarão nos estúdios da rádio, (através de perguntas elaboradas a partir do conteúdo disciplinar do terceiro e quarto anos do ensino fundamental, atualidades e demais temas) uma premiação. É um programa que tem como um dos objetivos aproximar a mídia das escolas e proporcionar maior troca de conhecimento através do jogo.
A primeira etapa desta disputa aconteceu no dia 17 março no Centro Cultural Batistense, momento em que se realizou a Seletiva. Neste dia cada escola enviou 10 representantes que participaram de um jogo com perguntas e respostas e no final se classificaram apenas dois alunos por unidade escolar para participar do jogo nos estúdios da Rádio Clube.

Comissão organizadora:

Presidente: Esther Cristina Rodrigues – Diretora de Cultura
Demais membros:
Maria Elizabeth Zunino Booz – Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Edilene da Conceição – Assessora Pedagógica da Secretaria M. de Educação e Cultura.
Zoraide Dadam – Orientadora de Ensino Fundamental da Secretaria M. de Educação e Cultura.
Hércolis Lázaro Marcos – Assessor de imprensa do município e locutor da Rádio Clube.
Jerry Andriani Laurindo – Mediador e fiscal da Secretaria M. da Educação e Cultura.

Segue abaixo tabela dos primeiro jogos:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PÁSCOA NA PRAÇA

Aconteceu na ultima quarta-feira, dia 31 de março de 2010, na Praça Capitão Amorim, a V Páscoa na Praça.

O evento que é realizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Cultura foi um sucesso e a praça estava linda e decorada com os trabalhos feitos pelos próprios alunos.
As escolas tiveram participação especial através de apresentações, encenações, brincadeiras com os coelhos que estavam presentes e exposição de trabalhos realizados durante todo o período da quaresma. O evento foi aberto à comunidade para prestigiar também.
O objetivo desse projeto, Páscoa na Praça, é resgatar e trabalhar o verdadeiro sentido da Páscoa e ressurreição independente de religião. “Procuramos ensinar para os alunos o significado do renascer não só na Igreja, em Cristo, mas também o renascer em casa, ao seu redor. Renascer em família para uma vida nova, uma vida com valores, limites e saber distinguir o certo do errado. Buscar pelo respeito entre as pessoas que deve começar dentro de casa e na escola é dada uma continuição da família.” segundo a Secretária de Educação Mª Elizabeth Zunino Booz.



























quinta-feira, 1 de abril de 2010


Páscoa
É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte,
É dizer sim ao amor e a vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chence para melhorarmos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores que fomos ontem.

Secretaria Municipal de Educação