Nesse ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura implantou as Salas do AEE – Atendimento Educacional Especializado nas Escolas Municipais, entre elas a E.E.B. Alice da Silva Gomes, E.E.B. Prof ª Araci Espíndola Dalcenter e E.R. Prefeito Sinézio Octaviano Dadam.
Com elaboração de planejamento e preparação das salas para receber os alunos, o AEE tem como objetivo assegurar a inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino. quinta-feira, 17 de maio de 2012
Educação de São João Batista implanta salas do AEE nas Escolas.
O AEE na perspectiva da educação inclusiva tem um caráter exclusivamente de suporte e apoio à educação regular, através do atendimento à escola, ao professor da classe e ao aluno.
São exemplos de conteúdos específicos e estratégias trabalhadas: o código braile, o Soroban, a Língua Brasileira de Sinais, a Comunicação Alternativa, entre outros. Acrescenta-se ainda o ensino sobre o uso de materiais e recursos pedagógicos adaptados e alternativos que favorecem a aprendizagem do cálculo, da comunicação, da leitura e da escrita.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que ocorre nas salas de recursos multifuncionais, em horário contrário ao da classe regular, também proporciona às crianças um trabalho complementar específico, para que possam superar e/ou compensar as limitações causadas pelos seus comprometimentos sensoriais, físicos, intelectuais ou comportamentais, desenvolvendo e explorando ao máximo suas competências e habilidades.
Todos os professores contratados para trabalharem nestas salas possuem especialização para atuarem com esta clientela e, durante o ano de 2011, os mesmos participaram de especializações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação na cidade de Joinville.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário