quarta-feira, 31 de março de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS



A Secretaria de Educação e Cultura do município de São João Batista, ofereceu aos funcionários da Biblioteca Pública Municipal José Artur Boiteux, dois dias de curso (16 horas) que abordaram assuntos como: Formação de Auxiliares de Biblioteca e Projetos de incentivo a leitura nas bibliotecas públicas e escolares. O curso visa aprimorar além do atendimento, qualificar os serviços prestados e criar estratégias para que os leitores adquiram gosto pela leitura e visitem nossa biblioteca com maior freqüência.

No primeiro dia de curso a ministrante Valquíria Willimann do Isep, destacou a parte técnica como: o sistema de cadastro de livros, a identificação dos mesmos para catalogação e os códigos de identificação de assuntos, arquivamento do acervo. Foi discutida a problemática dos dicionários e livros que terão que passar por uma revisão ortográfica e como essa novidade causará impacto a todo acervo que se tornará obsoleto.
Foram abordados assuntos pertinentes ao atendimento e treinamento de um auxiliar de biblioteca e a criação de uma política de organização de nossa biblioteca.

No segundo momento do curso ministrado pelo Professor Rafael Moura Moreira do Isep, o foco das discussões foi a qualidade dos projetos propostos através da biblioteca escolar e municipal. Como os auxiliares de biblioteca se tornam agentes divulgadores e levam a leitura a comunidade.
Na oportunidade a diretora de cultura Esther Rodrigues que participou de todo o curso, agradeceu a Secretária da Educação e Cultura Maria Elizabeth Z. Booz, por ter oportunizado esse momento de suma importância para qualificar nosso quadro funcional alertando para o bom atendimento, comentou que os cursos foram eficientes focando temas que conscientizaram a todos da função do espaço biblioteca como local de responsabilidades na educação e participação na formação do cidadão.

Com os esclarecimentos feitos pelos profissionais da área, ficou evidente aos participantes do curso que não precisamos apenas de bens materiais para o espaço físico de nossas bibliotecas, precisamos de pessoas comprometidas e com vontade de transformar a leitura, em momentos de prazer e agente transformador de nossa comunidade.
Na oportunidade novos funcionários foram apresentados para compor o atual quadro da biblioteca Pública Municipal e também para a formação de novas equipes das bibliotecas escolares que funcionarão na Escola Alice da S. Gomes e Araci E. Dalcenter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário