segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto Horta Escolar e Gastronomia

A Secretária de Educação Sra. Maria Elizabeth Zunino Booz nos próximos dias 21 e 22 do ocorrente, participará do lançamento do Projeto Horta Escolar e Gastronomia na Capital Brasília, da qual foi convidada pelo MEC para participar.

O projeto tem por objetivo promover a educação de crianças, adolescentes e adultos de escolas atendidas pelo PNAE e comunidade do seu entorno, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Daí espera-se resultados com a melhoria do rendimento escolar e da saúde dos estudantes; o estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino; respeito e valorização à diversidade cultural e as preferências alimentares locais do município e região que se encontra; entre outros.

Entretanto, justifica-se que o mesmo seja de grande importância para uma perspectiva de proposta pedagógica contribuindo para uma formação consciente e valorização do meio ambiente.

IDEB 2011: EDUCAÇÃO BATISTENSE CRESCE NOVAMENTE

No último dia 14/08/2012 o INEP – Instituto Anísio Teixeira- divulgou o resultado do IDEB 2011 e a educação batistense mais uma vez alcançou as metas e teve grandes avanços.
Mas afinal, o que é o IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.
No ano de 2009, São João Batista tinha alcançado a nota 4,3 para as Séries Finais do Ensino Fundamental, no ano de 2011 esta nota subiu para 5,2; sendo que a meta projetada pelo Governo Federal/INEP era de 4,5. Portanto avançamos consideravelmente.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em 2009 tínhamos atingido a média de 5,4, já em 2011, esta nota foi de 6,4, sendo que a meta projetada pelo Governo Federal/INEP era de 5,4. Como podemos perceber, avançamos um ponto além de 2009; um ponto além da expectativa projetada.
São João Batista ultrapassou inclusive os resultados obtidos a nível nacional, quando nas séries iniciais o Brasil teve nota: 5,0, séries finais: 4,1. As notas de nossa cidade também foram melhores que a média do Estado de Santa Catarina, pois nas séries iniciais SC obteve nota 5,8 e nas séries finais: 4,9.
Hoje só temos que parabenizar às escolas,  professores e alunos pelo bom desempenho no IDEB 2011; os resultados nos encheram de orgulho e só temos que agradecer à todos pelo trabalho feito diariamente nas unidades escolares.
Certamente esses resultados positivos são fruto de muito trabalho, dedicação e parceira de todos. Temos investido de forma maciça no pedagógico das unidades escolares e os reflexos começam a aparecer. Sabemos que sem a contribuição de muitos não teríamos alcançando estas metas. Sabemos que temos avançado muito; é necessário, portanto, que comemoremos os resultados e possamos juntos alçar vôos ainda mais altos em prol da educação dos meninos e meninas de São João Batista, pois tudo que fazemos é em virtude deles e para eles.
Muito já foi alcançado, mas é preciso que continuemos trabalhando com empenho, respeito, dedicação para que os caminhos trilhados a partir de hoje possam ainda mais nos encher de orgulho e nos emocionar.
Parabéns alunos! Parabéns educadores batistenses!


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cronograma de Agosto

Cronograma das reuniões e capacitações para o mês de Agosto:

Cronograma para as Creches:

 



Inauguração da Nova Ala da Escola Maria das Dores

Na noite do dia 09 de julho, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação inauguraram a nova ala da Escola de Educação Básica Maria das Dores Cipriani, no bairro Carmelo. A cerimônia de inauguração aconteceu nas dependências da escola e contou com a presença das autoridades municipais, Associação de Pais e Professores, alunos e familiares.
A obra foi realizada devido ao aumento de alunos que escola vem recebendo, e o Núcleo Infantil Mickey II que agora também passou a pertencer à mesma.
Composta por uma nova cozinha, secretaria, sala dos professores, salas de aula e sala de informática equipada, a nova ala possui toda uma estrutura completa para melhor atende nossos alunos e continuar oferecendo uma educação de qualidade.



















Desfile em Comemoração ao Aniversário do Município

O desfile cívico em homenagem ao Aniversário de São João Batista é um dos eventos mais esperados. Neste ano, reuniu um grande números de pessoas que acompanharam o desfile de todas as escolas municipais e estaduais, além de algumas entidades pelo trajeto que iniciava na Rua Beijamim Duarte, passava pela Nereu Ramos e tinha término na Av. Egídio Manoel Cordeiro.
A tarde enrolarada do dia 21 de julho que já estava linda, ganhou mais brilho com as belas apresentações das escolas e o som das fanfarras e bandas musiciais.
Após o lanche, todos os alunos, professores e funcionários receberam um delicioso lanche com refrigrante no Centro de Eventos.