segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curso de Informática - Linux

Realização do Curso de Informática - Linux para nossos professores inscritos, na Escola de Educação Básica Prof. Araci Espíndola Dalcenter, ministrado pela professora Inivalda Peixer.




Plano de Ações Articuladas - PAR 2011

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já deu início no preenchimento das informações solicitadas pelo PAR - Plano de Ações Articuladas.

O PAR é o planejamento plurianual da política de educação de estados e municípios, tendo em vista o objetivo de buscar a melhoria na qualidade do ensino em todas as escolas, atendendo às expectativas de aprendizagem de cada série. Por isso deve ser elaborado com responsabilidade e ser realizado de acordo com a realidade municipal, de forma franca e consciente.

No mês de abril deste ano, o Ministério da Educação disponibilizou aos municípios o novo instrumento diagnóstico do PAR (etapa 2011 a 2014), que possui quinze questões pontuais e oitenta e dois indiciadores.

Os município foram orientados nesse primeiro momento a preencher os seguintes itens:
- Dados da Unidade
- Questões pontuais
- Indicadores qualitativos.

Todos as orientações necessárias à aplicação do instrumento diagnóstico estão contidas nas Orientações Gerais para Elaboração do Plano de Ações Articuladas dos Município - PAR 2011-2014, documento encaminhado aos entes federados com cadastro ativo no Módulo PAR 2010 do Simec e disponibilizado no portal do Ministério da Edicação.
O diagnóstico é muito importante para que se compreenda o contexto educacional local. A equipe técnica do PAR já está analisando alguns diagnósticos elaborados pelos municípios com vistas a identificar as dificuldades que os municípios estão encontrando autônoma do Plano de Ações Articuladas. Nesse sentido, consolidou-se o presente documento como mais um instrumento de apoio técnico aos municípios.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MATRÍCULA NA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 2º SEMESTRE 2011

ESTÃO ABERTAS A PARTIR DE 01/06/2011 MATRÍCULAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA ALUNOS MAIORES DE 14 ANOS QUE IRÃO COMPLETAR 15 ANOS AINDA EM 2011.

TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL:

ALFABETIZAÇÃO
5º ANO
6º AO 9º ANO


INTERESSADOS DEVERÃO PROCURAR A SECRETARIA DO CEJA NO PERÍODO NOTURNO.
ENDEREÇO: RUA LAURO FRANCISCO SGROTT, CENTRO- ANEXO A ESCOLA ALICE DA SILVA GOMES.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01/06/2011 À 31/07/2011

DOCUMENTOS:
FOTO 3X4
CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU RG/CPF
HISTÓRICO ESCOLAR (SE TIVER)
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

OBS.: AS TURMAS PODERÃO NÃO ABRIR, CASO NÃO TENHA NÚMERO DE ALUNOS SUFICIENTE.

TELEFONE PARA CONTATO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: (PERÍODO DIURNO) 32653711
CEJA: (PERÍODO NOTURNO) 32653699


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cronograma - mês de Maio

Cronograma das Atividades da secretaria de Educação no mês de Maio


Contando e Cantando Histórias

Na quinta-feira dia 12 aconteceu na Biblioteca Municipal Dr; Arthur José Boiteux de São João Batista a estreia do projeto “Contando e Cantando Histórias 2011”.
O projeto “Contando e Cantando Histórias” é realizado pelo Departamento de Cultura de nosso município, no qual alunos da Escola Batistense de Teatro, dirigidos pelo professor Jerry Andriani Laurindo e acompanhados pelo professor de música Márcio José Gonçalves, interpretam, contam e cantam histórias.
Este importante projeto foi idealizado pela diretora de cultura Esther Cristina Rodrigues e tem como objetivos principais estimular o gosto pela leitura, oportunizar uma saudável opção de lazer, apresentar o espaço Biblioteca Municipal aos estudantes e criar uma movimentação artístico-cultural neste importante espaço de conhecimento e cultura de nosso município.
O “Contando e Cantando Histórias” estreou no ano de 2010 e aconteceu semanalmente durante o ano letivo atendendo naquela oportunidade todos os alunos dos núcleos infantis da rede municipal de ensino.
No ano de 2011, em sua 2ª edição o projeto acontecerá todas as quintas-feiras às 8h30min e 14h recebendo durante todo o ano letivo estudantes do 2º ano do ensino fundamental e a comunidade em geral que tiver interesse em prestigiar as lindas histórias e o belo trabalho desenvolvido pelos profissionais e alunos da Escola Batistense de Teatro, Dança e Música.












Visitas de Estudo - Escola do Mar

As turmas de 6ª série acompanhados de suas professoras da Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes nos últimos dias tem feito visitas de estudo na Escola do Mar, no município de Biguaçú.

As visitas têm por objeto despertar nos alunos uma atitude responsável e comprometida para melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente.











Começa a coleta de dados sobre alunos, professores e escolas

CENSO ESCOLAR

A partir de 25 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) dará início à coleta dos dados educacionais do ensino básico. Informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país serão coletadas via internet, por meio do sistema Educacenso.

Os gestores escolares terão prazo até 14 de agosto para preencher e enviar as informações. Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

Os dados fornecidos pelas escolas terão como data de referência o dia 25 de maio, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, docente, escola e turma.

De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário pode ser atualizado para melhor atender às necessidades da sociedade. Por isso, entre as mudanças de 2011, o censo recolherá informações sobre os profissionais tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação. A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura – também será informada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, ação do segundo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).

O censo escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Assessoria de Imprensa do Inep


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia das Mães!


Mãe..


Admiro você, pela sua luta,
Pela sua coragem, pela sua persistência
E principalmente pelo grande amor que carrega em seu coração.
Te levando sempre em frente, não lhe permitindo desistir
Ou se cansar

Você representa a mãe maior
A mãe de cada momento, de cada instante
Pois encontra tempo, para ver e amar seus filhos, seus alunos.

Mesmo em meio as suas responsabilidades
E exaustivo trabalho,
pois é preciso ser forte para Sustentar as rédeas da vida,
para que ela não desabe em cima de você.
Pois as dificuldades não desaparecem,
Muito pelo contrário, elas crescem assustadoramente
Aumentando ainda mais os nossos problemas.

E hoje, nesta data onde todas as mães
Recebem o reconhecimento e o agradecimento merecido
Também queremos te parabenizar pelo dia das Mães.

Pois sabemos nós, mais do que ninguém
do seu esforço e também do seu mérito.
Que o Pai celeste, possa abençoar
A todas as mães do universo
Principalmente aquelas, que como você
Lutam incansavelmente para a felicidade dos seus e dos outros
Para que assim na terra como no céu
Possa fortalecer cada vez mais o seu amor.


Parabéns, a todas as nossas mães diretoras, secretárias, orientadores, professoras, auxiliar de serviços gerais e mães batistense pelo lindo

Dia das Mães!