terça-feira, 29 de março de 2011

Capacitação para Professores de Ed. Física

Nos dias 30 e 31 de março e 01 e 02 de abril, os Professores da Rede Municipal de Educação Física estaram participando de uma Capacitação de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da cidade oferecida pela FUBE - Fundação Batistense de Esportes. A Capacitação acontecerá no Ginásio de Esporte Nilo Booz, das 08:00h às 17:30h.


Provinha Brasil nas Escolas

Durante esta semana, nossas Orientadoras estão aplicando em todas as Escolas da Rede Municipal a Provinha Brasil.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental matriculas nas escolas públicas brasileiras. Aplicadas em duas etapas, uma no início e outra ao final do ano letivo. Essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito ás habilidade de leitura, ao longo do ano letivo. A provinha Brasil, portanto, relaciona-se diretamento ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011/-2020) que propõe em sua meta 5 "Alfabetizar todas as crianças atyé, ao máximo, os oito anos de idade."


Estamos com Processo Seletivo aberto para as seguintes vagas:

- PROFESSOR MÚSICA
- PROFESSOR DE DANÇA
- PROFESSOR DE MATEMÁTICA
- PROFESSOR DE INFORMÁTICA
- PROFESSOR DE ENS. RELIGIOSO


As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura até o dia 08/04/2011, das 7:30h às 11:30 e das 13:00 às 17:00h.
Maiores informações pelos telefones: (48) 3265-3711 / 3265-1137
Esta aberto PROCESSO SELETIVO para:

- AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
- ZELADOR VIGILANTE


As inscrições estão sendo realizadas no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São João Batista até o dia 07/04/2011, das 13:30h às 17:30h.
O candidato deverá levar os documentos: RG e CPF.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bolsa Família

Municípios tem até o dia 29 de abril para informar frequencia escolar do bolsa família.

Presença na Escola é uma das características do programa de transferência de renda do Governo Federal. No controle feito no fim de 2010, 88% das crianças e adolescentes foram acompanhados.

Começou o prazo para monitaramento da frequencia escolar dos estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família de 2011. Os municípios tem ate 29 de abril para registrar, no sistema do Ministério da Educação (MEC), as informações sobre presença às aulas referentes ao bimestre de fevereiro e março. Nesse período, são 16,5 milhões de crianças e adolescentes que precisam ter a presença na escola acompanhada pelos técnicos municipais.
O MDS orienta os técnicos a iniciarem o registro dos dados no sistema o mais rápido possível, evitando deixar para os núltimos dias. É importante também atualizar as informações de escola dos beneficiários que estão em outra instituição de estudo.
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos precisam comparecer a pelo menos 85% das aulas para garantir o recebimento do Bolsa Família. O descumprimento por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício.


Entrega do Kit e Uniforme Escolar

A Administração Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura neste ano letivo, mais uma vez, fez a entrega dos kits escolares e uniformes aos alunos carentes.
Esta entrega que já aconteceu nas primeiras semanas do mês de março em todas as nossas Unidades Escolares, ocorreu oficialmente na manhã do dia de hoje, na Escola de Educação Básica Prof. Araci Espíndola Dalcenter, com a presença do Prefeito Municipal Sr. Aderbal Manoel dos Santos, Vice Prefeito, Sr. Elias Germano Mafessoli e da Secretária Municipal de Educação Sra. Maria Elizabeth Zunino Booz.

















Acontece amanhã, dia 22 de março, mais uma reunião do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, na E.E.B. Alice da Silva Gomes, às 13:00h
Todos os membros do Conselho estão convidados a participar!


sexta-feira, 18 de março de 2011

Segunda Etapa Seletiva - Jogo do Saber 2011

Nesta sexta-feira, o Departamento de Cultura deu continuidade na Seletiva do Jogo do Saber - 2011. As escolas participantes foram as seguintes: E E B São João Batista, E E F Patrício Teixeira Brasil, E E B Alice da Silva Gomes, E R Maria das Dores Cipriani e E E B Catarina Deschamps Steffen, sendo que os alunos classificados por cada unidade escolar foram:

_ E E B São João Batista
Rafael Cordeiro
Maria Eduarda Reinert

_ E E B Catarina Deschamps Steffen
Ester Ferreira Pereira
Erick da Silva Katszchi

_ E R Maria das Dores Cipriani
Silvio Hermínio da Silva Júnior
Maique Willer Fonseca de Souza

_ E E F Professor Patrício Teixeira Brasil
Larissa Jaine Fagundes
Dener Luiz Ferreira

_ E E B Alice da Silva Gomes
Bruna Carolina Marx
Bruna da Silva

Na oportunidade também foram definidos através de sorteio os confrontos que acontecerão na primeira rodada do Jogo do Saber 2011.













quinta-feira, 17 de março de 2011

Seletiva do Jogo do Saber 2011

Nesta quinta-feira dia 17/03 aconteceu no Centro Cultural Batistense a Seletiva do Jogo do Saber 2011. Um jogo, realizado através de perguntas pautadas no currículo escolar do 4º do ensino fundamental de 2010 e conhecimentos gerais, definiu os dois representantes do 5º ano do ensino fundamental de cada unidade escolar que representarão suas respectivas escolas no Jogo do Saber 2011 que acontecerá nos estúdios da Rádio Clube a partir do dia 12 de abril.
Considerando que os alunos naturalmente ficam tensos na hora de responder os questionamentos e com intuito de proporcionar um atendimento de forma igualitária e justa a todos os estudantes a Comissão Organizadora do Jogo do Saber 2011 realizou a Seletiva em duas etapas.
Sendo assim, na quinta-feira dia 17/03 participaram as seguintes unidades escolares: E E B Professora Lídia Leal Gomes, E E B Professora Flora Auta Brasil, E E B Monsenhor José Locks, E E B Professora Araci Espíndola Dalcenter e E R Prefeito Sinézio Octaviano Dadam.
Na sexta-feira dia 18/03 participam as escolas: E E B São João Batista, E E F Patrício Teixeira Brasil, E E B Alice da Silva Gomes, E R Maria das Dores Cipriani e E E B Catarina Deschamps Steffen.

No primeiro dia de jogo 17/03 se classificaram por cada unidade escolar os seguintes alunos:
_ E E B Professora Lídia Leal Gomes
Amanda Cristina Peixer
Raissa Alexandre

_ E E B Professora Flora Auta Brasil
Taynara Cristina Nascimento
Helton Piva

_ E E B Monsenhor José Locks
Fábio de Souza Junior
Andressa Fonseca da Cruz

_ E E B Professora Araci Espíndola Dalcenter
Camilla de Souza da Silva
Jaqueline Guilhermina Ferreira

_ E R Prefeito Sinézio Octaviano Dadam
Lucas Miguel de Oliveira
Lucas Mafra Ventura
















terça-feira, 15 de março de 2011

PRO LETRAMENTO DE MATEMÁTICA

No dia 15/02/11 às 18h aconteceu a abertura do Curso Pró Letramento – Matemática nas dependências da Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes.
A tutora, professora Edilene da Conceição Dias recebeu todos os cursistas muito animada e conversou sobre a programação para o primeiro encontro.
Iniciou-se as atividades assistindo um vídeo muito interessante sobre a Matemática. O vídeo chamava-se: Pato Donald no país da Matemática. Neste vídeo, o personagem (Pato Donald) estava constantemente se deparando com situações matemáticas como: números, formas geométricas, linhas retas, curvas e fechadas, além de presenciar na natureza outras inúmeras maneiras de ver a Matemática.
Em síntese, o vídeo assistido pelos cursistas, mostrava claramente a relação da Matemática com tudo que existe na natureza e no meio em que vivemos. No vídeo também falou-se de grandes pensadores e personagens na qual muitas vezes passam-se até desconhecidos, entre eles Pitágoras.
Num outro momento, os cursistas partiram para a aula prática. A tutora entregou aleatoriamente peças de um quebra-cabeça onde todos tinham que procurar as demais peças para poder formar grupos e resolver operações de trabalho.
Seguindo a programação do encontro, a aluna Deise leu um texto cujo título era: “Sargu e a arte de calcular na areia.” Sargu era um menino obstinado em mudar sua história. Sonhava ajudar seus pais que eram camponeses, Ele então inventou e conseguiu montar um sistema de contagem que era o agrupamento de 10 em 10 e depois de 100. Surge então o Sistema de Numeração Decimal.
Após algumas teorias, os cursistas desenvolveram algumas atividades práticas onde o objetivo era aprender a manusear o jogo para depois aplicá-las na sala de aula. Entre as técnicas aplicadas, foram realizadas a técnica do milho e do canudinho, na qual concluiu-se a partir da mesma que agimos e pensamos de maneira diferente, por isso precisamos compreender e respeitar que nossas crianças também pensam e agem diferentemente uma das outras, e nós, enquanto professores, continuamos pensando de maneira igual.
Posteriormente, feito a leitura do fascículo do livro Pró letramento, trabalhou-se a “Quadro de Valores” e também o “Jogo do Palito.”
Os cursistas confeccionaram ainda a reta numérica e consecutivamente explicaram as maneiras que poderiam usá-la.
Finalizando o encontro, todo o grupo avaliou e deu sua opinião sobre o primeiro encontro, na qual foi muito proveitoso e gratificante.