quarta-feira, 31 de março de 2010


C O N V I T E
A Secretaria de Educação e Cultura
tem a honra de convidar Vossa Senhoria
e família para prestigiar as apresentações da
“V Páscoa na Praça”
a realizar-se no dia 31 de março de 2010,
das 8:30h horas às 16:00 horas,
na praça Capitão Amorim em frente a Igreja Matriz.
Durante o evento haverá apresentações das
Escolas Municipais e exposição de trabalhos
realizados nas unidades escolares.

Venha participar de mais este Evento!
Você é nosso convidado!

CURSO DE FORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS



A Secretaria de Educação e Cultura do município de São João Batista, ofereceu aos funcionários da Biblioteca Pública Municipal José Artur Boiteux, dois dias de curso (16 horas) que abordaram assuntos como: Formação de Auxiliares de Biblioteca e Projetos de incentivo a leitura nas bibliotecas públicas e escolares. O curso visa aprimorar além do atendimento, qualificar os serviços prestados e criar estratégias para que os leitores adquiram gosto pela leitura e visitem nossa biblioteca com maior freqüência.

No primeiro dia de curso a ministrante Valquíria Willimann do Isep, destacou a parte técnica como: o sistema de cadastro de livros, a identificação dos mesmos para catalogação e os códigos de identificação de assuntos, arquivamento do acervo. Foi discutida a problemática dos dicionários e livros que terão que passar por uma revisão ortográfica e como essa novidade causará impacto a todo acervo que se tornará obsoleto.
Foram abordados assuntos pertinentes ao atendimento e treinamento de um auxiliar de biblioteca e a criação de uma política de organização de nossa biblioteca.

No segundo momento do curso ministrado pelo Professor Rafael Moura Moreira do Isep, o foco das discussões foi a qualidade dos projetos propostos através da biblioteca escolar e municipal. Como os auxiliares de biblioteca se tornam agentes divulgadores e levam a leitura a comunidade.
Na oportunidade a diretora de cultura Esther Rodrigues que participou de todo o curso, agradeceu a Secretária da Educação e Cultura Maria Elizabeth Z. Booz, por ter oportunizado esse momento de suma importância para qualificar nosso quadro funcional alertando para o bom atendimento, comentou que os cursos foram eficientes focando temas que conscientizaram a todos da função do espaço biblioteca como local de responsabilidades na educação e participação na formação do cidadão.

Com os esclarecimentos feitos pelos profissionais da área, ficou evidente aos participantes do curso que não precisamos apenas de bens materiais para o espaço físico de nossas bibliotecas, precisamos de pessoas comprometidas e com vontade de transformar a leitura, em momentos de prazer e agente transformador de nossa comunidade.
Na oportunidade novos funcionários foram apresentados para compor o atual quadro da biblioteca Pública Municipal e também para a formação de novas equipes das bibliotecas escolares que funcionarão na Escola Alice da S. Gomes e Araci E. Dalcenter.


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Uma iniciativa do Ministério de Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), iniciou na manhã de ontem, dia 29 de março de 2010, a Formação dos Professores da Rede Municipal para iniciarem seus trabalhos com os alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa.
Durante a tarde, aconteceu ainda no município de São José a abertura oficial da Olimpíada no Estado de Santa Catarina, na qual representando a Secretaria de Educação, a Stra. Graziela Alves, Diretora Geral de Educação esteve presente.
Com o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, a Olimpíada este ano tem como tema "O lugar onde vivo", valorizando a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem e ao desenvolver os textos, resgatando histórias, aprofundando o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Cronograma da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro:

1. Etapa Escolar – 02/03/2010 até 16/08/2010
As escolas recebem o material da Olimpíada, os professores realizam com os alunos atividades para elaboração dos textos. A escola organiza uma comissão julgadora e envia à Comissão Julgadora Municipal os textos escolhidos. Concorrerá um texto de cada categoria por escola.

2. Etapa Municipal – 17/08/2010 até 03/09/2010
As Secretarias Municipais recebem os textos enviados pelas escolas, organizam as Comissões Julgadoras Municipais e selecionam até 15 textos por categoria.

3. Etapa Estadual – 20/09/2010 até 22/10/2010
Os textos selecionados pelas Secretarias Municipais de Educação são enviados para a Coordenação da Olimpíada, que os encaminha para as Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal. No total, são selecionados até 500 textos semifinalistas.

4. Etapa Regional – 01/11/2010 a 19/11/2010
Os 500 alunos semifinalistas e seus respectivos professores viajam para uma capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Nessa etapa, participam de atividades culturais e de formação. Na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos e acontece a Comissão Julgadora Regional. Ao final do encontro, são selecionados até 152 finalistas.

5. Etapa Nacional – 29/11/ 2010
Acontece um encontro nacional em Brasília para anunciar os 20 vencedores
nacionais (cinco de cada categoria).

"A educação é algo que exige mobilização não só do Estado como também das escolas e das famílias. E essa mobilização da escola na olimpíada pode render frutos a curto prazo”


FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

Durante a semana do dia 15 ao dia 19 de março de 2010, a Diretora Geral de Educação, Graziela Alves e a Assessora Pedagógica, Edilene da Conceição Dias participaram dos cursos de Leitura e Produção de Texto na Alfabetização e Diversidade Textual: os gêneros para a sala de aula do Projeto de formação Continuada de Professores por meio do Plano de Ações Articuladas – PAR, na cidade de Blumenau.
O curso teve como objetivo desenvolver a consciência da necessidade e do direito à formação continuada e promover a Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino.
O mesmo, a partir da próxima semana, será repassado aos Professores da Rede Municipal interessados, todas as segundas-feiras e terças-feiras até o mês de outubro, na E.E.B. Alice da Silva Gomes, período noturno, carga horária de 120horas.

“O compromisso com a leitura e escrita é um dever de todos nós”.



ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR, CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

No dia 12 de março de 2010, na Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos professores dos Núcleos Infantis e Professores de reeducação (Apoio) uma capacitação sobre: Estratégias para Ensinar, classificação e seriação na Educação Infantil com a professora Mst. Josiane E. Nicolodi.

Este tema foi escolhido porque sabemos que contextualizar o trabalho é fundamental para o aprendizado e que contextualizar o aprendizado da criança é fazer com que ele se amplie e isto é um grande desafio. Sabemos que os conceitos lógicos procedem os números. O conceito de número baseia-se na formação e sistematização da mente em duas operações: classificação e seriação.

Acreditamos que a formação continuada de professores proporcionada é importante, pois estes podem refletir sobre sua experiência profissional, sua ação educativa. Aprende-se a fazer fazendo, mas, também, refletindo para uma ação renovada e transformada.






quinta-feira, 25 de março de 2010

CIA TEATRAL ENCENA EM FLORIANÓPOLIS


A Cia Teatral EmCena de São João Batista se apresentou na noite de ontem, dia 24 de março de 2010, na cidade de Florianópolis com o espetáculo do “O Auto do Boi de Mamão”. A apresentação aconteceu no I Salão Catarinense de Turismo, no Centrosul, evento este, de nível nacional, que esta acontecendo durante toda a semana na cidade de Florianópolis, e onde são promovidos e comercializados produtos e roteiros turísticos de todo estado catarinense.
A Cia Teatral EnCena que representou o nosso município e toda região do Vale do Rio Tijucas, mais uma vez foi um SUCESSO!



quarta-feira, 24 de março de 2010

SELETIVA PARA JOGO DO SABER

A Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura realizou na quarta-feira, dia 17 de março de 2010, a Seleção dos Alunos para o Jogo do Saber, uma competição de conhecimento que acontece todos os anos entre as Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

A seletiva que aconteceu, teve o objetivo de selecionar dois alunos que serão os representantes de cada Unidade Escolar no jogo. Os alunos que obteve o maior número de acertos na seletiva foram os selecionados.

O início do Jogo do Saber será dia 13 de abril de 2010, na Rádio Clube de São João Batista no programa Paradão do Sucesso, com duração de dois meses.

Abaixo as escolas e seus alunos que estarão no Jogo do Saber 2010:

Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes - Cauane Formento Rocho (9 anos) e Bianca Bastos de Oliveira (10 anos)

Escola de Educação Básica Monsenhor José Locks - Susane Soares Venâncio (9 anos) e Joziel Machado (9 anos)

Escola de Educação Básica Professora Araci Espindola Dalsenter - Greice Haiana Schneider Azeredo (9 anos) e Lucas Vargas (9 anos)

Escola Reunida Prefeito Sinézio Octaviano Dadam - Larissa dos Santos (9 anos) e Igor Fischer (9 anos)

Escola Reunida Maria das Dores Cipriani - Lucas Cardoso Tamanini (10 anos) e Saimon Guilherme Souza Nunes (9 anos)

Escola Reunida Catarina Deschamps Steffen - Tiago José Leal (10 anos) e Bruna de Espindola (10 anos)

Escola de Educação Básica Professora Flora Auta Brasil - Josiane de Andrade (10 anos) e Gabriela Sartotti Piva ( 9 anos)

Escola de Ensino Fundamental Professor Patrício Teixeira Brasil - Edu Rafael Padilha Alves (9 anos) e Eric de Souza (8 anos)

Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes - Marcos Gabriel do Nascimento (10 anos) e Amanda Pereira (9 anos)

Escola de Educação Básica São João Batista - João Vitor Dias (9 anos) e Felipe Grimm – (9 anos)













quarta-feira, 17 de março de 2010

INAUGURAÇÃO DA AMPLIAÇÃO DA CRECHE LUIZA MOTTER

Foi inaugurada na manhã de sexta-feira, dia 12 de março de 2010, a Ampliação da Creche Municipal Luiza Motter, no bairro Carmelo. Hoje contando com 54 crianças e 19 funcionários, a ampliação foi necessária para melhor atender a comunidade em geral.

A obra teve uma parceria com a empresa Lumbrás Energética S/A de propriedade Brookfield Energia Renovável S/A. E segundo o vice presidente da mesma, a parceria foi de grande valia para a empresa, “pois nosso papel não é somente construir hidrelétricas pelo país, mas também ajudar os municípios a resolver ou amenizar seus problemas sociais. E aqui nesta cidade, estamos felizes em saber que esta união entre poder público e nossa empresa deu certo, e com certeza outras parcerias virão ao longo dos anos”, destaca.

Para a Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria Elizabeth Zunino Booz, outras parcerias como estas podem acontecer, "pois é muito importante saber que as empresas estão engajadas em ajudar o poder público a fazer obras, e aqui destaco esta linda repartição que foi feita na creche", lembrou.

O evento contou ainda com a presença de autoridades, entre elas, o Vice Prefeito Elias Germano Mafessoli representando o Prefeito Municipal Aderbal Manoel dos Santos, demais secretários municipais, diretores e representantes da empresa.



























sexta-feira, 12 de março de 2010

LIVROS VIAJAM ATÉ CRIANÇAS

Biblioteca Ambulante leva Literatura Infantil para as crianças da Rede Municipal de São João Batista no Ensino Fundamental - Séries Iniciais.


A Secretaria Municipal de Educação de São João Batista inaugurou hoje, dia 12 de março de 2010, a "Biblioteca Ambulante" na Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter - Comunidade do Jardim São Paulo. Os objetivos da Biblioteca Ambulante são: proporcionar as crianças autonomia da leitura, contribuir na formação educacional das pessoas, resgatar cidadania, estimular o hábito de leitura, bem como o prazer de ler. A Biblioteca Ambulante é composta por três baús: um báu com livros diversos para professores, outro para alunos do 1º e 2º ano e outro para alunos do 3º e 4º ano.

A Biblioteca Ambulante fica de uma semana a 15 dias em cada escola da Rede Municipal. É composta por 350 livros, sendo que o objetivo da Secretaria Municipal é ampliar este acervo, bem como incluir jornais, revistas...

Acreditamos que alunos, professores ficarão encantados com os livros, pois os mesmos são coloridas, interessantes e com certeza lhes proporcionarão muitas surpresas e o direito de viajar por lugares fantásticos.










INAUGURAÇÃO DA AMPLIAÇÃO DA ESCOLA PREFEITO SINÉZIO O. DADAM

Na noite de ontem, dia 11 de março de 2010, foi inaugurada a ampliação da Escola Reunida Prefeito Sinézio Octaviano Dadam. A cerimônia aconteceu nas dependências da Escola com a participação das autoridades municipais, professores, pais e alunos.

A ampliação da escola que foi necessária devido ao aumento de alunos, hoje conta com 257 crianças do Ensino Fundamental, número que aumenta a cada dia, e 21 funcionários. A área total construída foi de 140m², executada em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e A.P.P. da Escola.

Esta era mais uma das metas da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, para melhor atender e acolher nossos alunos, pais e a comunidade em geral.







quinta-feira, 11 de março de 2010

CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

Na última sexta-feira, dia 05 de março de 2010 os Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município participaram de mais uma Capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O tema abordado foi Dificuldade de Aprendizagem, ministrado pela palestrante Isabel Cristina Hierro Parolin.
Este dia proporcionou os professores interagirem com novos conhecimentos e que estes estão vinculados a prática proporcionando aos nossos alunos aulas mais dinâmicas e motivadoras. Capacitar professores é fundamental, pois é ele o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem. Seu conhecimento e atuação em sala de aula são fatores decisivos para o bom desempenho e atuação da turma.